Roteiros para 3 ou mais dias
Direção Penamacor
- Praia Fluvial do Meimão
- Albufeira da Barragem da Meimoa
- Praia Fluvial O Moinho, Benquerença
- Reserva Natural da Serra da Malcata
Seguimos em direção à Vila de Penamacor. Ao longo deste percurso iremos deparar-nos com alguns locais de grande interesse natural. A Reserva Natural da Serra da Malcata e toda a sua biodiversidade será o cenário que nos acompanhará ao longo do percurso Medelim-Penamacor. Poderemos aproveitar a proximidade e fazer um pequeno desvio até ao núcleo fluvial de Penamacor; Albufeira da Barragem de Meimoa e sua praia e à Praia Fluvial do Moinho em Benquerença. Depois desta paragem continuamos rumo a Penamacor, vamos agora visitar alguns monumentos e reconstruções medievais realizadas pela Ordem dos Templários, tais como a Fortaleza, Castelo de Penamacor, Torre de Menagem, Igreja da Misericórdia, Igreja de S. Pedro, Igreja Matriz e Pelourinho.
Direção Castelo Branco
Castelo Branco:
- Parque Natural do Barrocal
- Piscina Praia
- Museu Cargaleiro
- Museu Francisco Tavares Proença Júnior
- Museu Arte Sacra
- Centro de Cultura Contemporânea
Castelo Branco oferece um vasto leque de actividades desde os museus, Cargaleiro, Francisco Tavares Proença Júnior, de Arte Sacra e o Centro de Cultura Contemporânea. Exibe também Igrejas e Monumentos de forte valor patrimonial.
Em plena cidade, integrado no Geopark Naturtejo e na Reserva da Biosfera do Tejo Internacional, premiado com o Architecture Master Prize de arquitectura contemporânea, temos o Parque do Barrocal. Este museu de natureza vivo de 40 hectares, possui uma série de actividades e serviços, tais como caminhos, trilho miradouros, ponte suspensa, passadiços, observatório de aves, passeios guiados parque infantil, cafetaria/esplanada, loja e também promove actividades relacionadas com arte e desporto na natureza. Sugerimos, aqui, em restaurante tradicional uma paragem para almoço, para que possa continuar a descobrir os sabores da Beira.
Direção Fundão
Aldeia Histórica de Castelo Novo
Serra da Gardunha
Fundão Centro: Museu Arqueológico
Centro de Interpretação Moagem do Centeio
Mural Bordalo II
Museu Casa do Barro (Telhado)
Aldeia de Xisto de Lavacolhos- Praia Fluvial de Lavacolhos
Aldeia de Xisto de Janeiro de Cima- Praia Fluvial da Lavandeira
Seguimos viagem para o Fundão e a sua Singular Aldeia Histórica de Castelo Novo em plena Serra da Gardunha, onde a vista alcança uma beleza ímpar. Passagem pelo Centro do Fundão e visitar os pontos icónicos, como o Mural Bordalo II (junto à estação do Fundão), o Museu Arqueológico e o Centro de Moagem de Centeio. Aqui ao lado, paragem na Praia Fluvial de Lavacolhos da Ribeira da Gardunha, situada na aldeia de xisto.
Local de grande beleza e que merece, também, destaque é a Praia Fluvial da Lavandeira, na Aldeia de Xisto de Janeiro de Cima banhada pelo Rio Zêzere.
Direção Castelo Branco – Proença-a-Nova
Adega 23
Vila Velha de Ródão: Portas do Rodão
Praia Fluvial da Fróia (ex-libris da Aldeia de Xisto)
Museu Isilda Martins
Centro Ciência Viva da Floresta
Portas do Almourão (miradouro)
Tome a A23 até à Adega 23 e fazer uma Prova de Vinhos e de Produtos Regionais. Este espaço de Enoturismo oferece uma panóplia de atividades de que poderá usufruir (workshops, provas temáticas, piquenique nas vinhas, eventos vínicos).
Rumo a Vila Velha de Ródão, ao Rio Tejo e ao seu Ex-Libris das Portas do Ródão, local de imensa riqueza paisagística natural. Seguimos para Proença-a-Nova, onde destacamos o Museu Isilda Martins e o Centro de Ciência Viva da Floresta. Entre a Aldeia do Xisto da Foz do Cobrão e Sobral Fernando encontramos as Portas do Almourão onde, do seu miradouro, a vista se estende num horizonte arrebatador. Direção agora para a Praia Fluvial de Fróia, situada num pequeno vale nas margens da ribeira da Fróia onde encontramos um cenário de lazer e descanso idílicos.
Direção Castelo Branco - Oleiros
Aldeia do Xisto de Álvaro e Praia Fluvial de Álvaro
Passadiços do Orvalho
Cascata da Fraga Água D'Alta e Miradouro do Cabeço do Mosqueiro
Trilho Internacional dos Apalaches
Aqui a primeira visita passa pela encantadora Aldeia de Xisto de Álvaro, Albufeira da Barragem do Cabril e Praia Fluvial. Em Oleiros a sugestão gastronómica é o cabrito estonado no forno a lenha e os maranhos, anunciado no Festival anual de cabrito estonado e do vinho callum. No Restaurante Adega dos Apalaches, aldeia do Roqueiro, poderá deliciar-se com esta iguaria.
Sugerimos um passeio ao longo do vasto e imponente Passadiço do Orvalho, que nos dará acesso ao Miradouro do Cabeço do Mosqueiro, à Cascata Água Fraga d'Alta, entre muitos outros spots fantásticos.
Se ainda lhe restar tempo percorra os 38 km nas Cristas da Serra do Moradal, do Trilho Internacional dos Apalaches, integrado na Grande Rota da Pangeia.