Sobre
Apontamentos que ajudam a conhecer melhor a Casa do Cedro de Medelim
A casa foi comprada, com um grande casal de terras, nos primeiros anos do séc. XX à família Pinto Castelo Branco, parentes dos meus trisavós, para integrar o dote de casamento da sua filha Maria Júlia Capelo Franco Frazão (irmã do conde de Penha Garcia, influente político de finais da monarquia), da Capinha, com o meu bisavô Augusto Pedro de Figueiredo da Costa Falcão, licenciado em Direito, do Pedrógão de S. Pedro e Alcaide.
A casa original foi dividida a meio e a parte que ficou foi objeto de totais obras de remodelação. Em partilhas por morte daquele casal ficou, com as terras, a minha avó Maria Delfina Franco Frazão de Figueiredo Falcão, casada com o avô João António de Castro Pereira Lopes Cardoso, que continuaram as obras.
Foi, pois, de início casa de apoio agrícola ao casal de Medelim e depois, de férias, de duas, agora três, gerações.
A remodelação da casa foi da traça inicial do tio-bisavô Joaquim Capelo Franco Frazão, irmão da bisavó Júlia, solteiro e grande administrador agrícola da Casa Franco Frazão, e que, segundo a tradição familiar, foi quem quis, e obteve, assim formar o dote da mana Maria Júlia, tendo depois sido seguramente muito influenciada pelos nossos avós.
Nos anos 90, sucedeu-se uma nova partilha e a casa passou a ser detida pelos meus Pais, Maria Manuela Queirós de Ataíde Páris de Vasconcelos Lopes Cardoso e Augusto Pedro Falcão Lopes Cardoso, tendo estes feito novas adaptações e modernizações para melhorar ainda mais o conforto do local. Casa verdadeiramente de Família, onde os seus 3 filhos e 11 netos deram os seus “primeiros passos” e sempre pronta a receber parentes e amigos dos “4 cantos do mundo”.
A Casa chegou à atual geração, que encetou uma nova transformação profunda do interior e do exterior, procurando dotá-la dos confortos modernos e assim mantê-la viva para as gerações vindouras.
Com muito gosto, passa agora também a receber hóspedes à procura de um local agradável e confortável, para um repouso merecido ou como ponto de partida para visitar a região. Sejam muito bem-vindos!